A Leitura da Bíblia

leitura
Uma das práticas espirituais mais simples e mais importante para a vida espiritual de membros, líderes, obreiros e pastores, é a Leitura da Palavra de Deus.

10 DICAS PARA LER A BÍBLIA

1. Lembre-se de que você está na presença de Deus
Antes de mais nada, não abra a sua Bíblia sem se lembrar de que aquele é um momento de adoração. Você está buscando intimidade e aproximação com Deus, portanto, peça a Ele que venha e se encontre com você. Isso é extremamente importante, pois é Ele que te capacitará a entender as Escrituras.

2. Entenda que cada livro tem a sua riqueza peculiar
Todos os livros são importantes e foram inspirados por Deus e em cada um podemos encontrar sabedoria e conhecimento. Isto é importante saber porque em determinados livros você encontrará grandes trechos falando de genealogias, rituais, histórias e outras coisas que aparentemente não tem nada de interessante ou espiritual. Mas, cada livro pode nos impressionar a alma quando entendemos porque Deus nos deixou aqueles registros. Eu mesmo passei a amar o livro de Levítico quando entendi a sua relação com a obra de Jesus Cristo.

3. Foque nos livros que falem com você de uma maneira especial
É importante ler a Bíblia inteira, contudo, não se trata de uma corrida onde quem acabar primeiro será o vencedor. Aproveite o momento, procure observar em cada livro quais são os pontos com os quais você mais se identifica. Foque neles e procure extrair a mensagem por trás de cada versículo. Não se preocupe se você já leu mais de uma vez o mesmo livro. A experiência nunca será a mesma e em cada uma delas Deus falará de uma maneira diferente.

4. A importância do plano de leitura e de metas
A Bíblia é um livro muito grande, embora possa ser lida rapidamente por alguém que dedique tempo a isto, não é o ideal. Estamos falando da Palavra que é um alimento para nossas almas e, da mesma forma que acontece com nosso corpo, precisa ser alimentada todos os dias. Seja fiel ao plano de leitura, foque na meta de ler todos os dias a porção estabelecida.

5. Busque livros de apoio
Existem diversos livros que podem ser bons companheiros na sua jornada de crescimento espiritual, estou falando dos comentários bíblicos. É enriquecedor e esse tipo de auxílio pode abrir sua mente para entender o que o autor realmente quis dizer em cada capítulo. Aos poucos, você perceberá que as revelações virão automaticamente.

6. Faça da sua disciplina uma prioridade
Dizem que 24 horas é pouco para todas as atividades que nos propomos a executar durante um dia. E realmente, quantas vezes não percebemos que nossos planos extrapolam muito o tempo que dedicamos a cada uma delas? Por isso, é preciso priorizar e estabelecer quais são as mais importantes. Entenda que assim como você não pode passar um dia sem se alimentar, seu espírito precisa do alimento espiritual e, portanto, a Bíblia deve ser uma de suas prioridades diárias. Guarde um momento fixo todos os dias para ler a sua Bíblia e não deixe nada substituir aquele momento.

7. Desconecte-se do mundo por um momento
Segundo estudo do eMarketer, um adulto médio gasta mais de 5 horas em atividades on-line, incluindo dispositivos móveis. Por muitas vezes não conseguimos nos desconectar de redes sociais, de forma que todas as coisas que fazemos no nosso dia-a-dia sofrem a interrupção de conversas virtuais. Pare por um momento, desligue o celular ou deixe-o longe por alguns minutos. Se concentre na sua leitura. Você será muito mais produtivo e os momentos que você passar com sua Bíblia serão muito mais proveitosos se apenas você focar apenas em Deus.

8. Leia regularmente
Não devemos pegar a Bíblia somente quando as coisas apertam e precisamos urgentemente de uma palavra de Deus. Ler todos os dias produz evolução da vida espiritual. Se organize e todos os dias leia a porção estabelecida. Devemos ler em doses homeopáticas, um pouco por dia, não tudo de uma vez só.

9. Sublinhe versículos e tenha um caderno de anotações
Durante sua leitura, você encontrará versículos que saltarão aos seus olhos e te farão pensar “Uau! Como eu não tinha visto esse versículo aqui antes?!” Faça anotações em um caderno do que Deus tem te falado e marque os seus versículos preferidos para encontrá-los mais facilmente em outro momento para, por exemplo, orá-los.

10. Escolha um bom momento para ler
Escolha um horário e local que seja bom para você. Pode ser durante de manhã, durante o almoço, antes de dormir. O importante é encaixar em seu dia-a-dia um momento dedicado à leitura bíblica. A leitura não pode ser um ritual, antes prazerosa. Por outro, não permita o pensamento de rotina o faça parar de ler. O segredo é lutar contra a nossa tendência a rotina e não eliminar a leitura. Eu mesmo achava que ler a Bíblia inteira era algo desnecessário, mas mudei de opinião quando percebi a importância e o desafio que é fazer isto todos os anos.

A importância da leitura da Bíblia

Atos, 17.11

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

Neemias, 8.8

Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido.

Sinesio Santos

Eu achava que esta história de ler a Bíblia toda de capa a capa era desnecessária. Que bom que mudei de ideia rápido.

Abraham Lincoln

Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé, e, vivereis e morrereis um homem melhor.